Ração x “resto de comida caseira”
Os parentes selvagens do cão (lobo, chacal, Bingo, raposa, etc.) e do gato (leão, tigre, leopardo, etc.) escolhem instintivamente alimentos que forneçam nutrientes adequados à sua dieta de sobrevivência. Atualmente domesticados e vivendo junto de seus donos, cães e gatos ficam impe¬didos de praticar o exercício da caça, o que torna sua alimentação condicionada esuprida exclusivamente pelo proprietário.
Enquanto seus parentes alimentam-se principalmente das vísceras, tendões, ligamentos e músculos das presas, aproveitando nutrientes já digeridos, minerais e vitaminas e equilibram sua dieta de forma natural; em casa, cães e gatos consomem quase exclusivamente aquilo que lhes é oferecido.
Se for dado comida caseira. sobras da mesa, pães, bolos, biscoitos e guloseimas, o desequilíbrio dietético será grande.
Os alimentos industrializados (rações) são cientificamente formulados e corretamente processados, oferecendo segurança, com o balanceamento de nutrientes. enriquecimento vitamínico e mineral, digestibilidade e absorção aumentadas, inibição do desenvolvimento de microorganismos. além de variados sabores atendendo aos paladares mais exigentes. A utilização de dietas caseiras ou desequilibradas podem desencadear doenças, principalmente na estrutura óssea do animal, comprometendo seu desenvolvimento e/ou enfraquecendo sua estrutura.
Dicas:
• o leite de vaca, apesar de saboroso e disponível, carrega em sua composição, níveis elevados de açúcar (lactose), cuja quantidade é pouco tolerada por cães e gatos, favorecendo diarréias ou alergias;
• deve-se evitar restos de comida para corrigir uma dieta pobre;
• com uma alimentação industrializada de boa qualidade, são desnecessários suplementos vitamínicos-minerais, podendo inclusive ser prejudicial à saúde do animal.
Compare o custo da alimentação!
O aumento da qualidade dos ingredientes utilizados nos alimentos conduz, paralelamente, a um aumento do seu custo para o fabricante. É por isso que, à medida que aumenta a qualidade do produto, também aumenta o seu preço. Entretanto, o aproveitamento pelo animal de um alimento de melhor qualidade é maior e a quantidade a ser consumida é menor.
Então, ao se realizar comparações de preço de vários alimentos, é importante considerar o quanto custa e o quanto o animal vai comer. O custo de uma ração de alta qualidade é, geralmente. igual ou inferior ao de um produto de menor qualidade porque é administrada em uma quantidade menor . Isto é, o preço de uma embalagem é maior, porém o consumo é reduzido e o custo final da alimentação do animal é bastante razoável. Um bom exemplo para se avaliar o custo da alimentação é fazer o cálculo de quanto custa por dia o alimento do animal. O melhor juiz de um alimento é o próprio animal. Após uma troca gradual, passados, no mínimo, 2 meses, o animal apresentará os sinais da dieta em sua condição corporal (manteve, aumentou ou perdeu peso), sua pelagem, sua vivacida¬de, volume e odor de fezes. Observe atentamente.